top of page
  • Foto do escritordrafernandacalil

10 de Maio - Dia Mundial do Lúpus

Hoje é o Dia Mundial da Conscientização sobre Lúpus e, juntamente com a campanha “Maio Roxo”, é uma oportunidade para disseminar conhecimento sobre a doença.

O Lúpus é uma doença reumática crônica de origem autoimune, cujos sintomas podem surgir lentamente em diversos órgãos ou de forma rápida e os estágios se alternam em ativo e remissão, quando a enfermidade está em “repouso”.

A doença se manifesta quando o sistema imunológico, decorrente de motivos ainda desconhecidos, por não diferenciar invasores prejudiciais ao organismo dos tecidos saudáveis do corpo, acaba criando anticorpos que causam inflamação, dor e danos em tecidos saudáveis nos olhos, rins, articulações, pele, coração e cérebro.

O profissional da saúde responsável pelo acompanhamento e tratamento do Lúpus é o médico reumatologista, mas como se trata de uma doença que pode afetar vários órgãos do corpo, médicos de outras especialidades, como cardiologistas e dermatologistas, também podem fazer parte da equipe.

O tratamento inclui procedimentos diversos, como a utilização de práticas integrativas e complementares, cuidados farmacológico e psicológico e exercícios físicos para aumentar a qualidade de vida e minimizar a intensidade dos sintomas.




4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page