• drafernandacalil

A retirada do corticoide

Os corticoides são medicamentos muito utilizados em doenças reumatológicas pela sua alta capacidade anti-inflamatória e rápida resposta do organismo.  Quem já precisou utilizar corticoide por períodos prolongados, sabe que o médico orienta uma retirada aos poucos (desmame). Isso é necessário porque, ao receber o corticoide da medicação, o organismo se adapta e pára de produzir seu próprio corticoide. Desta maneira, se o paciente retira essa medicação de uma hora para outra, haverá uma falta no organismo, podendo levar a sintomas como tontura, hipotensão, desbalanço hídrico e de eletrólitos como sódio e potássio, além de dores como um efeito rebote. Chamamos de crise adrenal a insuficiência dessas glândulas e pode ser até grave e fatal a depender do supressão que a adrenal estava. Sempre que o corticoide - em qualquer dose - for utilizado por um período prolongado (mais de 14 dias), deve ser retirado de forma gradual. Lembre-se: qualquer medicação necessita de avaliação e acompanhamento de um médico especializado.  




2 visualizações0 comentário