• drafernandacalil

Alimentação para pacientes com Fibromialgia

Manter uma dieta equilibrada e saudável e se atentar ao consumo de algumas substâncias e nutrientes específicos não vai promover a cura da Fibromialgia, mas pode sim, ajudar a controlar os sintomas e aumentar a sensação de bem-estar.


Segundo orientações de nutricionistas, ao montar um prato ou fazer um lanche, busque por alimentos ricos em:


- Triptofano: a substância ajuda na produção de serotonina que, por sua vez, regula a dor, o sono e o humor. Encontrado em alimentos como ovo, carne, iogurte, chocolate, leite, banana e queijo.

- Magnésio: ele participa da formação das proteínas, da contração muscular e da excitação dos nervos. É encontrado em cereais integrais, folhas verde-escuras (espinafre e rúcula, por exemplo), nozes, damasco seco, carne, leite e soja

- Cálcio: também é importante para a contração dos músculos. Níveis baixos de cálcio podem favorecer câimbras. Presente no leite e todos os seus derivados, na couve, brócolis, flocos de cereais, gergelim, amêndoas, castanhas brasileiras e farinha de soja.

- Vitamina E: parte fundamental também na prevenção de câimbras. Encontrada nas nozes, carnes, amendoim, gema de ovo e gérmen de trigo.

- Manganês: entre outras funções, é responsável pela produção de energia para o organismo. Presente em cereais integrais, avelã e grãos de soja.


A Fibromialgia não tem cura, mas tem tratamento! Se precisar de ajuda, estou aqui!






2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo