top of page
  • Foto do escritordrafernandacalil

Artrite Reumatoide: diagnóstico precoce evita sequelas mais graves.

Dor, edema, calor e vermelhidão nas articulações. Fadiga e rigidez durante as manhãs nas mãos e nos punhos, que podem durar horas, dificultando a realização de atividades corriqueiras. Se você vem sentindo alguns desses sintomas é hora de procurar um reumatologista. Um dos diagnósticos possíveis é a Artrite Reumatoide (AR), uma doença inflamatória crônica que geralmente afeta as pequenas articulações das mãos e dos pés, causando dor, inchaço e rigidez.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a AR acomete cerca de 1% da população, geralmente entre 30 e 40 anos, mas qualquer pessoa pode desenvolvê-la, desde crianças até idosos.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A piora do quadro clínico é progressiva, levando a alterações em todas as estruturas das articulações, como ossos, cartilagens, tendões, ligamentos e músculos que são os responsáveis pelo movimento articular. E, infelizmente, ainda não existe uma cura. Mas, se bem controlada, a AR pode entrar em remissão, reduzindo a dor e o inchaço das juntas. Por isso, o diagnóstico e o tratamento precoces podem prevenir possíveis sequelas.




7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page