• drafernandacalil

Cura ou remissão?

"Estou curado!" Para quem enfrenta alguma doença, é ótimo poder dizer essa frase e saber que está livre! Mas você sabia que, em muitos casos, a pessoa pode não apresentar mais nenhum sintoma para o resto da vida e ainda ter a doença? Isso mesmo! É que existe diferença entre cura e remissão de uma doença, e esses conceitos geram certa confusão.


Remissão é o período em que o problema permanece sob controle. Ou seja, o paciente pode estar sem qualquer evidência da doença (remissão completa), mas não é considerado curado pois ainda existe o risco de o mal retornar ou há necessidade de controlá-lo com medicamentos.


Lúpus, Psoríase, Esclerose Múltipla e várias outras doenças autoimunes não têm cura. Mas muitas delas podem ter seus sintomas significativamente diminuídos ou entrar em remissão completa por longos períodos com medicamentos e/ou mudanças de hábitos. Algumas doenças autoimunes são classificadas como doenças remitente-recorrente. Ou seja, apresentam períodos de remissão e aparecimento do problema. Portanto, o tratamento visa minimizar os sintomas desconfortáveis do surto, modificar a evolução da doença e aumentar o período de intervalo entre a remissão e a crise.




9 visualizações0 comentário