• drafernandacalil

Dor de cabeça na Fibromialgia

A Fibromialgia (FM) é uma síndrome clínica que se manifesta, principalmente, com dor no corpo todo. Muitas vezes fica difícil definir se a dor é nos músculos ou nas articulações. Os pacientes costumam dizer que não há nenhum lugar do corpo que não sinta dor. Junto com a dor surgem sintomas como fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa desperta várias vezes durante a noite, acorda cansada, com a sensação de que não dormiu) e outras alterações como problemas de memória e concentração, ansiedade, formigamentos/dormências, depressão, dores de cabeça, tontura e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com Fibromialgia é a grande sensibilidade ao toque e à compressão de alguns pontos no corpo.

É muito comum a associação de Fibromialgia e cefaleias (dor de cabeça), sendo as mais comuns a enxaqueca e a cefaléia tensional. A dor de cabeça acomete mais de 50% dos pacientes com FM.


A dor de cabeça pode ser muito limitante, mas pode ser tratada! Busque orientação e tratamento o quanto antes com o seu reumato.




3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo