• drafernandacalil

Lúpus

O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença inflamatória autoimune que pode se manifestar em vários órgãos de maneira lenta ou agressiva. A etiologia do LES é multifatorial. Na maior parte dos casos, fatores genéticos e ambientais são necessários para que um paciente desenvolva a doença.

As manifestações clínicas mais comuns são febre baixa, perda de apetite e de peso, fadiga, dor no corpo e nas articulações, além de alterações na pele e no sangue.

As lesões de pele aparecem, preferencialmente, em áreas expostas ao sol, como face, colo e braços. Já as alterações no sangue, aparecem por meio do hemograma, que pode apresentar anemia e contagem baixa de glóbulos brancos e de plaquetas. O lúpus pode acometer qualquer órgão do corpo.

O principal exame associado à doença é o fator antinuclear (FAN). Mas precisamos esclarecer que um FAN positivo não é sinônimo de lúpus. O exame pode vir positivo em pacientes que tenham outra doença autoimune, como o hipotireoidismo, ou em, até mesmo, pessoas saudáveis.


Não existe forma de prevenir o lúpus. No entanto, uma vez que o paciente tem o diagnóstico, podemos controlar a doença com medicações e prevenir complicações.


Um fator que já está bem estabelecido como agravante da doença é a exposição aos raios ultravioletas (UV). Por isso, o paciente deve usar protetor solar todos os dias!

Posso te ajudar?



4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo