• drafernandacalil

Mitos sobre Lúpus

Para que não reste dúvidas sobre o Lúpus, selecionei três mitos sobre a doença: 1. Lúpus é contagioso - MITO! O Lúpus é desenvolvido a partir de predisposições internas do organismo e alguns fatores externos, sem ter uma causa específica. Sendo assim, não é categorizado como uma doença transmissível, ou seja, conviver com uma pessoa com Lúpus não representa riscos.

2. Se uma pessoa da família desenvolver Lúpus os outros familiares também terão - MITO! O fator específico que provoca o Lúpus ainda é desconhecido. Contudo, alguns aspectos relacionados podem ser enumerados, como: infecções virais, problemas hormonais e a predisposição genética. Só que isso não significa que, se alguém da família apresenta o Lúpus, obrigatoriamente os outros parentes também terão.

3. Quem tem Lúpus não pode engravidar - MITO! Na verdade, acreditava-se no passado que toda mulher com Lúpus não podia engravidar, pois de uma maneira geral os diagnósticos eram mais tardios e assim os prognósticos (evolução) não eram bons. Mas com a melhora dos tratamentos e os diagnósticos mais precoces, o que se orienta é que as gestações sejam programadas com acompanhamento do reumatologista além do ginecologista.




8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo