• drafernandacalil

O frio agrava as doenças reumatológicas?

As doenças reumatológicas compreendem um conjunto de patologias, que afetam principalmente as articulações e os tecidos relacionados. Dentre essas doenças, incluem-se as degenerativas, como a Osteoartrite; as por depósito de microcristais como a Gota; as autoimunes, como a Artrite Reumatoide e o Lúpus, dentre tantas outras como a Osteoporose, Fibromialgia, Bursite, Tendinite e Lombalgia.


O frio pode, em algumas pessoas, aumentar a sensação de dor, mas não ativa e nem piora a doença. Existem vários fatores que podem influenciar nesta sensibilidade à dor durante os dias mais frios do ano, como a redução das atividades físicas diárias, a postura mais contraída das articulações com o intuito de reduzir a superfície de troca de temperatura do corpo, maior tempo de repouso e menor mobilidade no cotidiano.


A recomendação é que as pessoas que se sentem mais doloridas nos dias frios devem tentar manter a rotina semelhante ao período de calor, mantendo a atividade física regular, agasalhando-se bem ao se expor ao frio, usar aquecedores de ambiente, se for possível, banhos com água morna.

É importante manter as atividades físicas orientadas, como caminhadas, que não apenas promovem aquecimento, como também ajudam a manter a lubrificação adequada das articulações, reforçando os músculos que as sustentam. Exercícios de alongamento igualmente são importantes, pois mantêm o tônus, a flexibilidade e a amplitude dos movimentos.





0 visualização0 comentário
Locais de atendimento

Belo Horizonte:

 Rua Padre Marinho 165

Santa Efigênia

 

Betim:

 Rua Felipe dos Santos 674, 4o andar

Centro

Contato

fernandacalilreumato@gmail.com

 

Belo Horizonte:

Tel: (31) 3324-2019

Whatsapp: (31) 98407-0747

bluesclinic.com.br

 

Betim:

Tel: (31) 3532-2802/ 3511-9936

Whatsapp: (31) 97563-3805

avancocmo.com