top of page
  • Foto do escritordrafernandacalil

O que são Espondiloartrites?

As Espondiloartrites englobam doenças reumatológicas inflamatórias que afetam primariamente a coluna e as articulações do esqueleto axial como as sacroilíacas, além das articulações periféricas, sobretudo dos membros inferiores. Apresentam manifestações clínicas e laboratoriais comuns como envolvimento das ênteses (local de inserção de ligamentos e tendões nos ossos), dos dedos (dactilite), dos membros inferiores, a inflamação dos olhos (conjuntivite ou uveíte), lesões em mucosas (aftas na boca) além de uma forte incidência familiar.

Algumas vezes podem ocorrer lesões na válvula aórtica do coração ou afetar intestino e pele. Dor na região dos pés, especialmente nas plantas ou nos calcâneos, associada à inflamação do tendão (tendinite) é muito comum.


Fazem parte deste grupo de doenças a Espondilite Anquilosante, Artrite Psoriásica, Artrite Reativa, Artrite associada à Doença Inflamatória Intestinal como Retocolite Ulcerativa ou Doença de Crohn e as Espondiloartropatias Indiferenciadas. Amanhã teremos live sobre esse tema! Não perca!




2 visualizações0 comentário
bottom of page