• drafernandacalil

O sono na Fibromialgia

O Dia Mundial do Sono é uma iniciativa da Associação Mundial de Medicina do Sono (World Association of Sleep Medicine) que se comemora anualmente em cerca de 80 países do mundo e chama a atenção para a importância do sono regular diário.

Chamo a atenção da data para o sono na Fibromialgia. Quem sofre com Fibromialgia sabe o quanto essa doença pode atrapalhar a realização de tarefas básicas do cotidiano. Além da dificuldade de cair no sono, acordar durante a noite é recorrente, além de o sono ser agitado, superficial e curto. Assim, ele não é restaurador e, junto com o cansaço, se tornam fatores que contribuem para uma má qualidade de vida.

Um sono profundo pode representar uma compensação para a dor crônica que afeta os pacientes com Fibromialgia. Isso quer dizer que quem tem o sono mais profundo, provavelmente experimentará dores com menor intensidade. O contrário também é verdade, ou seja, um sono ruim pode piorar a intensidade das dores no dia seguinte. Você tem ou conhece alguém que tenha Fibromialgia? Sente dificuldades para dormir bem?




5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo